yourdisqusshortnamehere
c
Loading...

Lula pode ser alvo de mais de mais dez denúncias criminais. Três apenas do sítio em Atibaia

PUBLICIDADE Continue lendo

O juiz federal Sérgio Moro deve acolher todas as denúncias criminais contra o ex-presidente Lula encaminhadas pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato. A Força-tarefa já prepara novas perícias criminais e análises de documentos apreendidos pela Polícia Federal vão ampliar as frentes de investigações, que voltarão a ser conduzidas pela força-tarefa da Procuradoria, em Curitiba. Lula será denunciado criminalmente já a partir das próximas semanas.

Para se ter uma ideia, apenas no caso do sítio em Atibaia,  existem três acusações que podem ser unificadas ou desmembradas para que sejam encaminhadas ao juiz Sérgio Moro separadamente. Uma das denúncias, considerada a principal, é sobre a compra do imóvel pelo ex-presidente e a posterior reforma da propriedade. As obras foram feitas pelas empreiteiras Odebrecht e OAS, ambas investigadas na Lava Jato e pelo amigo de Lula, José Carlos Bumlai, que se encontra preso em Curitiba.

A denúncia sobre a ocultação de patrimônio relativa ao sítio poderá apontar a família do ex-prefeito de Campinas (SP) e amigo de Lula Jacó Bittar (PT) como “laranja” na ocultação da propriedade, adquirida em 2010 pelo valor declarado de R$ 1,5 milhão. Os registros de escritura em nome dos donos oficiais, um “contrato de gaveta” em nome do ex-presidente e da mulher, Marisa Letícia, encontrado nas buscas e depoimentos dos investigados farão parte da acusação.

A outra denúncia seria relativa ao esquema montado para realizar a mudança e do armazenamento de bens trazidos do Palácio do Planalto. Foram necessários 12 contêineres para trazer uma gigantesca adega, obras de arte, jóias e outros bem valiosos. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, teria praticado crimes para ocultar a real propriedade de todos os itens e ainda teria cometido ilícitos relativos a armazenagem, que teve um custo superior a R$ 1.3 milhões.

Exite ainda outra investigação em andamento relativa à instalação de uma antena da OI, numa área escolhida para garantir que o ex-presidente tivesse cobertura no Sítio em Atibaia.
Sergio Moro 1099313382188093824

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item